PUBLICAÇÕES

 

ARTIGOS

 

Sucena, A., Silva, A.F., & Marques, C., (2022). Reading skills intervention during Covid-19 pandemic. Humanities & Social Sciences Communications, 9(45), 1-6. 

Aceder documento completo

 

Sucena, A., Silva, A.F., & Marques, C. (2021). Promoting foundation reading skills with at-risk students. Frontiers in Psychology. 12(671733), 1-9. 

Aceder documento completo

 

Sucena, A., Silva, A.F., Garrido, C., & Marques, C. (2021). Reading acquisition software for Portuguese: Preliminary results. Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal, 6(5), 297-302. 

Aceder documento completo

 

Sucena, A., Marques, C., Silva, A. F., Garrido, C., & Pimenta, R. (2020). Is redshirting beneficial for reading acquisition success? Frontiers in Psychology, 11(1165), 1-8.

Aceder documento completo

 

Sucena, A., Silva, A.F., Garrido, C., Marques, C., Santos, R., Carneiro, J.F., Abreu, P., & Restivo, T. (2020). Child friendly app for spelling training. Journal of Online and Biomedical Engineering, 16(4), 82-90. 

Aceder documento completo

 

Silva, A.F., Marques, C., & Sucena, A. (2020). Validity Evidence of the Reading Screening Test for Portuguese First Graders. Frontiers in Education, 5(570639), 1-7. 

Aceder documento completo

 

Alves, M., Pinto, P., Tavares, D., & Sucena, A. (2020). Neurophysiological evaluation of undergraduate Portuguese young adults with reading difficulties. Psychological Applications and Trends, 280-282.

Aceder documento completo

  

Sucena, A., Marques, C., Silva, A.F., Ramalho, A., Machado, A.R., Santos, A.R., Santos, C., Garrido, C., Freitas, H., Santos, I., Rangel, I., & Mata, M.J. (2019). Eu leio: software de promoção de competências de leitura e escrita. Artech 2019 – Digital Media Art Ecosystems, 1-5.

Aceder resumo

 

Sucena, A., Falcão Carneiro, J., & Restivo, M. T. (2018). Serious games for reading acquisition: a tentative prototype. Teaching and Learning in a Digital World Advances in Intelligent Systems and Computing, 686-692.

Aceder resumo

 

Fernandes, T., Araújo, S., Sucena, A., Castro, S.L., & Reis, A. (2017). The 1-min screening test for reading problems in college students: Psychometric properties of the 1-min TIL. Dyslexia, 23 (1), 66-87.

Aceder resumo

 

Sucena, A., Falcão Carneiro, J., Gomes de Almeida, & Viana, F.L. (2017). Screening Reading Abilities: a Comparison between Engineering, Education, Health and Psychology Portuguese College Students. International Journal of Engineering Education, 33 (1), 151-161.

Aceder resumo

    

Sucena, A. (2017). Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, 7(3), 26-40. 

Aceder documento completo

 

Araújo Vilhena, D., Sucena, A., Castro, S. L., & Pinheiro, Â. M. V. (2016). Reading Test—Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot's Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese. Dyslexia, 22, 47–63.

Aceder resumo

 

Sucena, A., Silva, A. F., & Viana, F.L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame. Letrônica, 9(2), 200-212. 

Aceder documento completo

 

Sucena, A., Silva, A.F., Cruz, J., & Viana, F.L. (2015). Portuguese foundation graphogame: preliminary results. Medimond, 1(1), 1-4.

Aceder documento completo

 

Sucena, A., Viana, F.L., Cruz, J., & Silva. A.F. (2015). Graphogame português alicerce: software de apoio a crianças disléxicas. Half a Century of ICT in Education, 1(1), 396-405. 

Aceder documento completo

 

 

LIVROS

 

Sucena, A., & Nadalim, C. (Org.). (2021). ABC na Prática: Construindo alicerces para a leitura. Brasil: Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

 

CAPÍTULOS DE LIVROS

 

Sucena, A., Silva, A.F., Marques, C., Garrido, C., & Viana, F.L. (2022). Reading acquisition software for Portuguese speaking children: Portuguese Foundation Graphogame. In (Org.), Discourses, practices, and ideas in education (pp.117-123). Atena Editora. 

Aceder documento completo 

 

Sucena, A., Silva, A.F., Mata, M. J., & Garrido, C. (2021). Programa de promoção de competências pré-leitoras. In A. Sucena & C. Nadalim (Orgs.). ABC na Prática: Construindo alicerces para a leitura. Brasil: Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
 
 
 
 
Sucena, A., Silva, A.F., Mata, M. J., & Garrido, C. (2021). Programa de promoção de competências leitoras. In A. Sucena & C. Nadalim (Orgs.). ABC na Prática: Construindo alicerces para a leitura. Brasil: Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Aceder documento completo 

 

Viana, F.L., & Sucena, A. (2019). O ensino da leitura. O outro lado do espelho. In Rigatti Scherer, V., Wanmacher Pereira, V. (Org.). Alfabetização: estudos e metodologias de ensino em perspectiva cognitiva. Porto Alegre: ediPUCRS.

 

Sucena, A. (2018). Contributos para a intervenção na dislexia. In Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Coord.). Dislexia: teoria, avaliação e intervenção. Lisboa: Lidel/Pactor.

 

 

 

ATAS DE CONGRESSOS

 

Sucena, A., Silva, A.F., Marques, C., Pojal, F., & Castro, O. (2021). Da Educação Pré-escolar ao Secundário: metodologias que consolidam aprendizagem da leitura. In Cabral, I., & Mesquita, D. (Coord.), Atas do IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Porto, Portugal.

Aceder documento completo 

 

Sucena, A., Silva, A. F., Garrido, C., Abreu, P., Carneiro, J. F., & Restivo, T. R. (2019). Serious game for reading and spelling skills. 5th Experimental International Conference, 242-243. 

 

Tavares, D., Silva, T., Sucena, A., & Amorim, M. (2019). The influence of different types of music on attention in university students: Neurophysiological assessment. In T. D. Ben-Soussan, Ohana, A. B., F. Carducci, P. Paoletti, & S. Venditti (Eds.), International Conference on Neurophysiology of Silence (ICONS), Lisboa, Portugal. doi: 10.3389/978-2-88945-674-1. ISBN: 978-2-88945-674-1.

Aceder documento completo 

 

Vale, A.P., Martins, B., Silva, A, R., Meira, D., & Sucena, A. (2018). A 6-Month follow-up of an oral language and emergent literacy program (LFLê): Effects on early reading in european portuguese. Proceedings of the 1st Literacy Summit.

Aceder documento completo

 

Sucena, A., Garrido, C., Silva, A. F., Mata, J. M., Teixeira, J., Machado, R., & Marques, P. F. (2018). Intervenção na Linguagem e na Fonologia no Pré-escolar: Impacto na Redução de Crianças em Risco de Dificuldades na Leitura no 1.º ano. Atas do IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, Lisboa, Portugal.

Aceder documento completo

  

Sucena, A., Cruz, J. Almeida, M., Amaral, J., Monteiro, L., Constante, P., Silva, T., Lopes, E., Pinto, P., & Viana, F.L. (2016). Longitudinal data on Portuguese early reading acquisition. Atas do 10º Encontro Nacional | 8º internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, Portugal.

 

Sucena, A., Cruz, J., & Viana, F.L. (2015). Graphogame Português Alicerce: software de apoio a crianças disléxicas. Atas do 10º Encontro Nacional | 8º internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, Portugal.

Aceder documento completo 

 

 

RELATÓRIOS TÉCNICOS 

 

Sucena, A., Silva, A.F., Marques, C., Garrido, C., & Pinho, L., (2021). Relatório síntese: Resultados do Rastreio de Leitura ao início do 2.º ano de escolaridade 2021/2022. Centro de Investigação e Intervenção na Leitura. Porto, Portugal.

 

Sucena, A., Silva, A.F., Marques, C., Garrido, C., Araújo, J., Mata, M.J., Matos, M., Ferreira-Marques, P., & Teixeira, P. (2021). Relatório de atividades do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura de setembro de 2020 a julho de 2021. Porto, Portugal.

 

Sucena, A., Silva, A.F., Garrido, C., & Marques, C. (2021). Rastreio e promoção das competências de leitura ao início do 2º ano de escolaridade no ano letivo 2020/2021. Centro de Investigação e Intervenção na Leitura. Porto, Portugal.

 

Sucena, A., Silva, A.F., Ramalho, A., Marques, C., Santos, C., Garrido, C., Freitas, H., Araújo, J., Teixeira, P., Mata, M.J., Ferreira-Marques, P., Santos, R., & Machado, R. (2020). Relatório de atividades do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura de setembro de 2019 a julho de 2020. Porto, Portugal.

 

Sucena, A., Silva, A.F., Ramalho, A., Marques, C., Santos, C., Garrido, C., Freitas, H., Araújo, J., Teixeira, P., Mata, M.J., Ferreira-Marques, P., Santos, R., & Machado, R. (2019). Relatório de atividades do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura de setembro de 2018 a julho de 2019. Porto, Portugal.

 

Sucena, A., Silva, A.F., Ramalho, A., Santos, C., Garrido, C., Freitas, H., Mata, M.J., Ferreira-Marques, P., Santos, R., & Machado, R. (2018). Relatório de atividades do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura de setembro de 2017 a julho de 2018. Porto, Portugal.

 

Sucena, A., Silva, A.F., Ramalho, A., Santos, C., Garrido, C., Freitas, H., Mata, M.J., Ferreira-Marques, P., Santos, R., & Machado, R. (2017). Relatório de atividades do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura de setembro de 2016 a julho de 2017. Porto, Portugal.

 

Sucena, A., Silva, A.F., Garrido, C., Mata, M.J., & Ferreira-Marques, P. (2016). Relatório de atividades do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura de setembro de 2015 a julho de 2016. Porto, Portugal.