AVALIAÇÃO

 

Promoting foundation reading skills with at-risk students 
Sucena, A., Silva, A.F., & Marques, C. (2021)

Este artigo apresenta um programa de intervenção precoce na leitura, o PPCL (Programa de Promoção das Competências Leitoras). PPCL concentra-se na promoção de competências básicas de leitura – conhecimento das relações letra-som, consciência fonémica, decodificação e ortografia - com alunos do ano primeiro ano de escolaridade. 

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Validity Evidence of the Reading Screening Test for Portuguese First Graders
Silva, A.F., Marques, C., & Sucena, A. (2020)

O TRL é um teste de rastreio de dificuldades de aprendizagem da leitura, com dados de referências para as crianças no final do 1.º ano de escolaridade. O resultado no TRL permite identificar as crianças que devem ser sujeitas a avaliação mais detalhada, com base no seu resultado percentílico.

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A leitura como fator de inclusão social. Desenvolvimento de um instrumento de avaliação para o 1.º ano de escolaridade
Ana Filipa Castro e Silva (2019)

Em Portugal, uma percentagem superior a 10% dos alunos termina o 2.º ano com competências leitoras frágeis, encontrando-se as crianças de nível socioeconómico baixo em risco acrescido de ter dificuldades ao nível da leitura. Para contrariar esta tendência é necessário intervir e identificar precocemente as dificuldades na aprendizagem da leitura e é neste sentido que o presente trabalho pretende atuar. Propõe-se o desenvolvimento de um teste - TRL - Teste de Rastreio de Leitura - que sinalize precocemente e de forma rápida os alunos com competências leitoras frágeis no final do 1.º ano escolaridade. Este teste é composto por 30 frases incompletas, cada uma seguida de quatro alternativas - duas palavras e duas pseudopalavras - de entre as quais apenas uma está correta.

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