NOTAS INSTITUCIONAIS INTRODUTÓRIAS



Luís Miguel Pinho
Pró Presidente para a Investigação e Inovação
Politécnico do Porto

Politécnico do Porto


Idealizado e implementado a partir dos resultados de investigação do Politécnico do Porto, em particular da Professora Ana Sucena, o CiiL – Centro de Investigação e Intervenção na Leitura – surgiu em 2015, numa lógica de traslação do conhecimento, uma parceria entre o Politécnico do Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação. Desde então o percurso realizado pelo CiiL vem sendo marcado por um investimento constante e progressivamente mais intenso, que resultou na extensão do projeto a nível nacional e internacional.

Em nome do Politécnico do Porto saúdo a ação do CiiL, que através da promoção do sucesso na aprendizagem da leitura, promove valores maiores, como são a inclusão, a equidade, e a justiça educativa para todos.

O CiiL é um exemplo claro da nossa missão, aliando a contínua procura e criação de novo conhecimento, à sua aplicação para a evolução da sociedade que nos rodeia.

Porto, 21 de maio de 2021
 

Câmara Municipal do Porto


PPALP - Programa de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa

O PPALP é um programa municipal que se apresenta como um instrumento inovador, no objeto e na metodologia de intervenção, ao eleger a língua portuguesa como dimensão essencial da aprendizagem e que visa alavancar a leitura e a aprendizagem da língua portuguesa, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

Tem na sua génese a conjugação de vontades e interesses comuns do Município do Porto, das escolas da cidade e do Politécnico do Porto e é a este trabalho colaborativo e em rede que se deve a consolidação e sucesso do programa.

Incluído nos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar do Município do Porto, o PPALP foi concebido enquanto ferramenta de territorialização da política educativa municipal e de compromisso local, tendo em conta as especificidades de cada agrupamento de escola e escola não agrupada.

O PPALP é um modelo de sinergia institucional que veio relevar o CiiL, criado em 2015 da ação conjunta do Município do Porto, do Politécnico do Porto e do Ministério da Educação, e proporcionar a sua expansão a um universo mais alargado de escolas básicas e jardins-de-infância e o envolvimento de outros níveis de ensino neste programa foram alcançados com o financiamento do programa operacional Norte 2020, ao abrigo do qual está planeado apoiar cerca de 3.700 alunos da educação pré-escolar, do 1º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Porto, 26 de maio de 2021


Fernando Paulo
Vereador da Educação da Câmara Municipal do Porto
 


José Vítor Pedroso

Diretor Geral de Educação
Ministério da Educação

Ministério da Educação


É no âmbito das atribuições da Direção-Geral da Educação (DGE) de promoção da investigação no campo da inovação educacional e da qualidade do ensino e das aprendizagens que esta Direção-Geral tem acompanhado o projeto do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL).

Na verdade, o projeto tem por missão a promoção do sucesso escolar, atuando ao nível da prevenção e da intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura, na Educação Pré-Escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta intervenção, realizada em sala de aula, processa-se através da implementação de programas de promoção de consciência fonológica, de desenvolvimento lexical, de fluência e compreensão leitora. A sua atuação também se faz sentir na formação de educadores e professores e na investigação, quer ao nível da seleção de ferramentas de avaliação e de intervenção adotadas, quer ao nível da apresentação pública dos resultados obtidos.

Com o seu início em 2015, decorrente de uma parceria entre o Instituto Politécnico do Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação, o projeto CiiL tem vindo progressivamente a alargar a sua área de influência no país.

É intento da DGE continuar a apoiar o CiiL, promovendo a continuidade desta intervenção promotora de sucesso na aprendizagem da leitura junto de crianças em contexto escolar.

Lisboa, 20 de maio de 2021